História

Nossa História

processo de criação

Em Março de 1975, um grupo de cidadãos, residentes em Pataias deram inicio ao processo de criação de um Corpo de Bombeiros na mesma.

Para tal nomearam uma comissão instaladora que tinha como presidente José Jacinto Fernandes, secretário Albino Maurício Coutinho e tesoureiro António Ascenso. Os Restantes elementos constituíram a comissão encarregada da angariação de fundos e obras.

Foram contactadas as seguintes entidades:

Comandante e Direcção dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça, Câmara Municipal de Alcobaça, Junta de Freguesia de Pataias, Governo Civil de Leiria e Federação dos Bombeiros de Leiria. O processo para a criação para o Corpo de Bombeiros arrastou-se durante 2 anos e como não se vislumbrasse uma decisão favorável a curto prazo, a comissão instaladora optou pela criação da Associação Humanitária dos Bombeiros de Pataias, que teve lugar no dia 8 de Junho de 1978 no Cartório Notarial da Batalha, com sede no lugar e Freguesia de Pataias concelho de Alcobaça, tendo por fim criar e manter um Corpo de Bombeiros Voluntários , socorrer feridos e doentes e ainda proteger , por qualquer outra forma bens e vidas humanas

Após a constituição da Associação foi solicitado à Câmara Municipal de Alcobaça, a cedência da parte central das escolas velhas, onde se iniciaram obras para parque de viaturas e sede da associação.

Cronograma:

Em Junho de 1978 adquiriu-se a primeira Ambulância que entrou imediatamente ao serviço. Procedeu-se à inscrição de sócios e no dia 17 de Janeiro de 1979, realizou-se a primeira assembleia geral, onde foram eleitos os corpos gerentes. No dia catorze de Março de 1980, teve lugar nova assembleia geral para aprovação de Estatutos.

Em junho de 1980 adquiriu-se a segunda ambulância. Apesar dos esforços dos corpos dirigentes junto de diversas entidades e serviços, no final de 1981 ainda não for possível a criação do corpo de bombeiros. Iniciou-se o processo de instalação de uma secção dos bombeiros voluntários em Pataias.

Em 1982 foram concluídos os processos de 24 candidatos a bombeiros para Pataias.

Em 1984 adquiriram-se as primeiras viaturas de combate a incêndios: um “Land Rover” todo-terreno, um camião “MAN” que foi adaptado a Auto-Tanque. Como funcionamento de secção não era satisfatório, continuaram-se diligências para a criação do corpo de bombeiros voluntários de Pataias, o que veio a acontecer no dia 22 de Junho de 1987, por deliberação da direcção do serviço Nacional de bombeiros que homologou o corpo de bombeiros voluntários de Pataias.

Em 20 de Agosto de 1987 foi acordado a delimitação da zona de inter5venção dos bombeiros voluntários de Pataias, que compreende as freguesias de Pataias, Martingança e Moita, com uma Área de 95 Km2. No dia 7 de Outubro de 1987 é nomeado comandante do corpo de bombeiros o Eng.º Joaquim Duarte Coutinho. A 11 de Janeiro de 1988 a associação humanitária dos bombeiros voluntários de Pataias é admitida como sócia efectiva da liga dos bombeiros Portugueses com o número 651.

Em 30 de Dezembro de 1991 o comandante Joaquim Duarte Coutinho pediu passagem á inactividade fora do quadro tendo sido nomeado comandante Lino Ricardo Cruzeiro Medeiros, que exerceu essas funções até 27 de Setembro de 1995.

Em 3 de Janeiro de 1996 foi nomeado comandante José Jacinto Fernandes que desempenhava as funções de presidente da direcção.

O corpo de bombeiros tem ao seu serviço bombeiros e viaturas sendo ambulâncias, combate a incêndios, desencarceramento, auto-comando e transporte de pessoal.

Sócios fundadores:

  • António de Sousa Carvalho
  • José Jacinto Fernandes
  • Albino Maurício Coutinho
  • António Ascenso
  • Padre Adelino de Silva Nunes
  • Gabriel Fernando Martins Gonçalves
  • José Mendes Ferreira
  • António Rodrigues Vaz Coelho
  • Fernando António Martins Gonçalves
  • Henrique de Sousa Pedro
  • António dos Santos Luz
  • José Coutinho Menezes Manecas
  • João Marques Dionísio
  • Joaquim da Luz Vaz
  • Levi Luz Ferreira